sábado, 21 de fevereiro de 2009

Mídias | Renovação e Inovação

O Grupo Formular compareceu na palestra do Diretor de Criação da DPZ Rio, Filipe Raposo, que aconteceu na terça-feira passada, no Anfiteatro do CES/JF!
Prepare-se porque estamos elaborando um super material - fruto da entrevista com o convidado - e logo logo a gente coloca aqui ó!

Filipe Raposo (foto retirada do Flickr e editada para o post)

A palestra foi muito bacana, o cara é um gaaatooo, meu Deoos apaixonei gente boa e causou um frisson na platéia \o/!
Maaas o mais legal da mensagem transmitida, foi a importância de buscar caminhos alternativos, desprendidos da publicidade tradicional! Reinventar às vezes é mais interessante do que inovar!

Na verdade, o Filipe foi apenas um gancho para que o post se desenvolva. Acredito profundamente no poder das mídias alternativas, principalmente quando associadas a outras formas tradicionais que englobam uma campanha. Comunicação Integrada é o que há! Fique ligado.

Um exemplo atual é o Grande Irmão 2009! Pois é, podem criticá-lo a la vonté, mas que os caras são bons para reinventar a propaganda na TV, são sim!
Basta ver as provas durante o programa. Toda hora fazem um rally para mostrar os carros da FIAT. Doriana e Ipanema recentemente implacaram nas provas de liderança e por aí vai!

Aqui em JF City, poucos empresários acreditam nessa força alternativa. Tenho conversado com muitos publicitários locais sobre este assunto, além é claro do tema que é minha paixão - marketing de guerrilha. Na real, o que pega por aqui é a falta de pessoas gabaritadas para a execução dessas ações mais criativas ou até mesmo, capazes de reinventar as mídias tradicionais.

Portanto galera, cabe a nós, futuros publicitários, reverter essa situação. A realidade atual exige muito mais do profissional, uma vez que tudo pode ser convertido em mensagem. Faça um exercício criativo por aí e imagine o que você poderia modificar...

Eu tive uma idéia legal, na minha recente busca por estágios.
Sempre, sempre e sempre, acadêmicos mandam currículos da maneira mais convencional possível, ou arrumam um bom QI, pleiteando cargos de ilustres estagiários nas agências de PP locais. E a gente sabe que enquanto somos vistos como meros mortais, os publicitários já tem um ego um tanto quanto elevado... são deuses.

Portanto, pensei o contrário: por que não, eu me valorizar?
Vou fazer um evento chamado "Leiloa-se uma estagiária". Farei um belo de um convite numa gráfica maneira, um manual de identidade visual sobre a minha pessoa (chupação do Chris), tudo que possa causar nesse mundinho. Convidarei todos os alunos de Com. Social da cidade, via orkut, redes sociais e afins. Daí eu faço um blog e divulgo isso na net toda tb. Após uma breve apresentação de minha inteligência rara e beleza idem, o maior lance - claro, será o meu salário! uehaiuhaeiaeue

Mas vale ressaltar que o teste do sofá não está incluso, ok ok?

beijoooo
tchau!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

TV Digital | O Início do Fim da TV Analógica

Certas pessoas se confundem muito quando falam a respeito de TV analógica e digital.
Bom, na minha pesquisa para esse post, um dado muito legal que me deixou bolado foi que no Brasil, a primeira transmissão de televisão deu-se por conta do leopoldinense Olavo Bastos Freire, que construiu os equipamentos necessários e transmitiu uma partida de futebol em 28 de setembro de 1948, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.(uhuuul)

A TV analógica surgiu na década de 1920 e vem sendo utilizada bastante
por todo o mundo. Em 1993 os Estados Unidos e Países Europeus começaram a desenvolver um sistema de televisão totalmente digital. Uma grande transição já começou, nos EUA, terça-feira 17 de fev, 421 emissoras já estão transmitindo através de sinal digital (DTV) a programação por todo o continente.

Agora você se pergunta: o que mudou com essa nova DTV?

A TV Digital nos Estados Unidos oferece melhorias na qualidade da imagem e audio, possibilitando a transmissão do canal em ''High Definition'' (HD) ou mútiplos canais em ''Standard Definition'' (SD) através de um processo chamado ''multicasting'' que permite as Estações de TV transmitir simultaneamente vários sub-canais com programação digital ao mesmo tempo. O Congresso americano deu o prazo para o fim da transição até 12 de Junho de 2009. O que podemos esperar da DTV é mais interatividade e streaming de data (o que não era possível no sistema analógico).

No Brasil estima-se que em 2013 teremos o sinal digital distribuído em todo território nacional e em 29/06/2016 o desligamento da TV analógica. A nova TV Digital é ABERTA, LIVRE e GRATUITA para população. O novo padrão (ISDB-TB) foi adaptado e acrescido de tecnologias desenvolvidas nas pesquisas realizadas pelas Universidades Brasileiras e foi escolhido por atender melhor às necessidades de energia nos receptores, mobilidade e portabilidade sem custo para o consumidor. Será possível transmitir até 2 canais HD (1080i), 4 Canais (720p) e/ou 8 SD (480p) pela mesma transmissora sem contar com Audio 5.1 Surround. Lembrando a vocês que somente com conexão HDMI ou Vídeo Componente Digital se poderá desfrutar de uma imagem am Alta Resolução (HD). Através de uma linha telefônica ou acesso a banda larga você poderá comprar produtos pelo controle remoto e as formas de pagamento serão definidas pelos donos do produto/serviço, mas provavelmente, o meio utilizado será o cartão de crédito.

Bom, já podemos esperar por um sistema muito mais interativo com o espectador, contando com inúmeras novas possibilidades de mídia e conteúdo para a galera da PP usufruir.

Fontes: Wikipedia, http://www.dtv.org.br, http://www.dtv.gov, http://www.dsc.ufcg.edu.br

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Campanha | Carnaval Itaú

Mês de fevereiro no Brasil é sinônimo de Carnaval e na publicidade não poderia ser diferente.

Muitas campanhas tem o seu conceito criativo baseado a partir do calendário promocional, mas algumas empresas vão mais longe e aproveitam a data para patrocinarem os eventos dessa tradicional festa expondo suas marcas para milhares de pessoas.

E é essa a estratégia da agência Africa para o Banco Itaú, que pelo segundo ano adquiriu a cota de patrocínio master do Carnaval em Salvador. Além de terem sinalizações da cor laranja (parte da identidade visual) com a marca Itaú espalhadas por toda capital, a campanha ainda conta com peças para jornal, revista, mídia exterior e aeroportuária, material para PDV, jingle e peças para internet.

Entretanto, o destaque vai para a peça de TV cujo discurso ufanista valoriza as qualidades do Brasil como a Bossa Nova, a Seleção Brasileira de Futebol e o Carnaval. O filme produzido pela Sentimental Filmes mostra pessoas chutando bolas contra uma parede de tambores e conta com a Direção de Arte e Fotografia bastante apuradas.

Título: Tambores
Anunciante: Banco Itaú S/A
Produto: Institucional
Agência: Africa
Criação: Sérgio Gordilho, Zico Farina, Paulo Coelho, Rodrigo Pinto, Fábio Baraldi e Jeferson Rocha
Diretor de criação: Nizan Guanaes, Sérgio Gordilho, Marcelo Aragão, Zico Farina e Paulo Coelho
Produção/filme: Equipe Sentimental
Produtora/som: Voicez

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

The Corporation | Dica de DVD

A explorãção da Nike por mão-de-obra barata, hormônios da Monsanto prejudiciais à saúde humana injetados em vacas para maior produção de leite, programa de TV da Fox News que não foi ao ar por ameaças e etc. Sabe essas coisas que você ouve por aí e por não encontrar a fonte das informações começa a pensar em lenda urbana, especulação para prejudicar uma marca concorrente e tudo mais? Pois então, no documentário The Corporation você vai descobrir algumas verdades sobre como as marcas conseguem impressionantes lucros e se tornam poderosas mundialmente.

CEOs, jornalistas, entidades de direitos humanos, dentre outros, tratam de exploração e abusos causados pelas marcas em todo o mundo. Com participação da renomada Naomi Klein, autora do livro Sem Logo e do polêmico jornalista, ativista e cineasta Michael Moore.

Fica a dica ! Acredito que este documentário deveria ser uma das indicações clássicas nas faculdades de comunicação e administração por mostrar como são as marcas por trás de fantásticas propagandas e também por apresentar os seus incríveis e desumanos meios de lucrar mais.

Confira o trailler: