sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Estudantes talentosos | Juizforanos de destaque na área da Comunicação

No meu primeiro post no GF, fiz questão de falar o quanto é importante que todos nós, representantes da comunidade acadêmica local, tenhamos mais gana e afinco com o nosso curso. Quando vejo alguns estudantes se destacando no mercado, faço questão de dar o maior apoio!

Hoje vou contar duas historinhas pra vocês, uma boa, outra nem tanto. Mas ambas são motivo de inspiração.

Na madrugada de quinta para sexta, recebi uma chamada no msn que me deixou muito feliz. Se tratava de um colega de faculdade, Leonardo Costa, falando sobre uma foto aérea que fez e que hoje, seria manchete não só nos principais veículos de comunicação da cidade, mas do país. Ele fotografou uma das propriedades do deputado do dêmo Edmar Moreira (DEM-MG), novo corregedor da Câmara.

Eu só sei que o raio da foto tá dando o maior buzz, porque o cara não declarou à Justiça Eleitoral um castelo avaliado em R$ 25 milhões. Por quê será óóó Deoooos!!! Será que esse conto de fadas foi construído com a grana de quem? de queeeeeem? Que sapeca ele!!!
Neste caso, a foto fala mais do que mil palavras.

(Foto: Leonardo Costa/D.A Press/Agência O Globo)

Sem ser o Léo, poderia citar um montão de amigos que estão produzindo coisas super bacanas, começando a colher os frutos. Mas vou contar a outra historinha que não foi tão legal assim. Em outubro de 2008, ministrei um minicurso sobre Marketing de Guerrilha na semana da Comunicação. Esse é um dos temas que escolhi para a monografia de PP, portanto, posso dizer que conheço um pouquinho sobre o assunto. A maioria dos alunos cursava os períodos iniciais, 2°, 3° e 4°. Todo mundo ficou bem empolgado, mas um grupo em especial se interessou muito na hora de bolarmos ações para o cliente real convidado.

Enfim, eis que no início da semana, um colega de classe aparece fazendo a maior zombação de "um pessoal" que deixou na loja do irmão dele, uma folha A4, xerox, com alguns dizeres como: "Oferecemos serviço de publicidade e propaganda, marketing e guerrilha. Ações impactantes, de baixo custo, blá blá blá". A lista seguia com algumas cláusulas contratuais meio confusas, valores estabelecidos, nomes dos responsáveis e a explicação de que eram alunos de tal instituição, do tal período, coisas assim. No verso, escrito à caneta bic azul, estava o telefone de contato caso o lojista se interessasse.

A tal folha foi motivo de chacota de toda a sala, sem falar nos lojistas que a receberam. O material era "mega amador" e eles não têm sequer um portfolio pra divulgar as produções. Fiquei muito triste porque alguns dos nomes, eram de amigos meus, que assistiram ao minicurso de guerrilha. Como são pessoas que têm muito talento, fiz questão de procurá-los e dar um toque sobre o ocorrido.

Realmente coisas assim queimam o filme da galera. Eu mesma já errei horrores e vi na pele que é melhor a gente aprender com o erro dos outros. Apesar da iniciativa de montar um grupo para sair na frente dos demais alunos por força de vontade, e não disputa infantil, todos foram muito precipitados. Prospectar clientes, não é algo que se faça num estalar de dedos. Maaas eles já estão espertos e irão reverter essa má impressão!
Por Caroline Farinazzo

Se você também está fazendo algo que mereça ser postado, mande um email pra gente => grupoformular@gmail.com!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Radiografia do prestígio dos Veículos de Comunicação no Brasil

Vamos enfim à parte final das últimas de 2008 que não poderiam passar em branco em nosso blog.

Anualmente a Troiano Consultoria de Marca junto ao Instituto Qualibest vem realizando uma pesquisa sobre os veículos de comunicação mais bem cotados entres os profissionais do mercado publicitário brasileiro. O levantamento desses dados são feitos com os assinantes do Meio & Mensagem e os usuários cadastrados do M&M Online.

A proposta dos organizadores é aferir a respeitabilidade dos veículos frente ao mercado profissional. Confira abaixo quais são os 5 mais admirados em cada meio:

TV Aberta
1º | Globo
2º | Record
3º | Cultura
4º | Bandeirantes
5º | MTV

Jornal
1º | Folha de S. Paulo
2º | O Estado de S. Paulo
3º | O Globo
4º | Valor Economico
5º | Gazeta Mercantil

Revista
1º | Veja
2º | Exame
3º | Época
4º | Você S/A
5º | Piaui

Rádio
1º | CBN
2º | Eldorado AM/FM
3º | Jovem PAN AM/FM
4º | Band News
5º | Bandeirantes AM/FM

TV Paga
1º | GNT
2º | Globo News
3º | Multishow
4º | Discovery
5º | SporTV

Internet
1º | Google
2º | UOL
3º | Terra
4º | Globo.com
5º | MSN

O destaque do ano de 2008 vai para a Folha de São Paulo que subiu para a primeira posição na categoria Jornal, deixando agora o, ex – líder, Estado de São Paulo para trás. Nas outras categorias houve uma pequena oscilação na pontuação, porém os veículos ocupam as mesmas posições do ano de 2007.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A Crise Econômica mundial e seus impactos na publicidade: considerações sobre 2008 e perspectivas para 2009.

O Grupo Formular reuniu representantes de três agências de publicidade de Juiz de Fora: Artwork - Propaganda e Marketing, República Comunicação e Samba Propaganda! O objetivo era debater sobre "a crise econômica mundial e seus impactos na publicidade" e descobrir a resposta para a seguinte pergunta:

Será que a crise econômica mundial realmente afetou o mercado publicitário de Juiz de Fora?

Na opinião dos entrevistados, o Brasil estava bem preparado, se comparado a anos anteriores, para enfrentar esse período de recessão. O setor automobilístico foi o que mais sentiu os impactos da crise, pois com o aumento da taxa de juros, o número de veículos vendidos pelas concessionárias diminuiu, reduzindo consequentemente o investimento em publicidade. Segundo Marcos Villas Boas, socioproprietário da República Comunicação (que tem como cliente a Thema Veículos), a redução da taxa de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) por parte do Governo Federal, se consolidou como um ótimo argumento para alavancar as vendas de carros no fim de 2008. Já no segmento de eletroeletrônicos, o 13º salário foi o responsável por fazer girar o estoque das lojas.

Segundo Dennis Orrú, da Artwork, é durante o período de crise que surgem as grandes oportunidades. E parece que as três agências convergem em relação as suas atitudes perante à crise: todas apostam em realizar fortes prospecções, diferenciando-se por um bom atendimento, logística e, principalmente, desenvolvendo soluções criativas para seus clientes.

Por fim, alertam para a facilidade do anunciante em se destacar no período de crise, no qual os investimentos em publicidade diminuem e, portanto, qualquer anúncio já se caracteriza como um grande esforço de comunicação.

Confira a seguir o conteúdo exclusivo e de primeiríssima mão que o GF preparou para você: um Bate-Bola entre os publicitários Dennis Orrú, Kiko Bakunin e Marcos Villas Boas.