No meu primeiro post no GF, fiz questão de falar o quanto é importante que todos nós, representantes da comunidade acadêmica local, tenhamos mais gana e afinco com o nosso curso. Quando vejo alguns estudantes se destacando no mercado, faço questão de dar o maior apoio!
Hoje vou contar duas historinhas pra vocês, uma boa, outra nem tanto. Mas ambas são motivo de inspiração.
Na madrugada de quinta para sexta, recebi uma chamada no msn que me deixou muito feliz. Se tratava de um colega de faculdade, Leonardo Costa, falando sobre uma foto aérea que fez e que hoje, seria manchete não só nos principais veículos de comunicação da cidade, mas do país. Ele fotografou uma das propriedades do deputado do dêmo Edmar Moreira (DEM-MG), novo corregedor da Câmara.
Eu só sei que o raio da foto tá dando o maior buzz, porque o cara não declarou à Justiça Eleitoral um castelo avaliado em R$ 25 milhões.Por quê será óóó Deoooos!!! Será que esse conto de fadas foi construído com a grana de quem? de queeeeeem? Que sapeca ele!!!
Neste caso, a foto fala mais do que mil palavras.
Eu só sei que o raio da foto tá dando o maior buzz, porque o cara não declarou à Justiça Eleitoral um castelo avaliado em R$ 25 milhões.
Neste caso, a foto fala mais do que mil palavras.
(Foto: Leonardo Costa/D.A Press/Agência O Globo)
Sem ser o Léo, poderia citar um montão de amigos que estão produzindo coisas super bacanas, começando a colher os frutos. Mas vou contar a outra historinha que não foi tão legal assim. Em outubro de 2008, ministrei um minicurso sobre Marketing de Guerrilha na semana da Comunicação. Esse é um dos temas que escolhi para a monografia de PP, portanto, posso dizer que conheço um pouquinho sobre o assunto. A maioria dos alunos cursava os períodos iniciais, 2°, 3° e 4°. Todo mundo ficou bem empolgado, mas um grupo em especial se interessou muito na hora de bolarmos ações para o cliente real convidado.
Enfim, eis que no início da semana, um colega de classe aparece fazendo a maior zombação de "um pessoal" que deixou na loja do irmão dele, uma folha A4, xerox, com alguns dizeres como: "Oferecemos serviço de publicidade e propaganda, marketing e guerrilha. Ações impactantes, de baixo custo, blá blá blá". A lista seguia com algumas cláusulas contratuais meio confusas, valores estabelecidos, nomes dos responsáveis e a explicação de que eram alunos de tal instituição, do tal período, coisas assim. No verso, escrito à caneta bic azul, estava o telefone de contato caso o lojista se interessasse.
A tal folha foi motivo de chacota de toda a sala, sem falar nos lojistas que a receberam. O material era "mega amador" e eles não têm sequer um portfolio pra divulgar as produções. Fiquei muito triste porque alguns dos nomes, eram de amigos meus, que assistiram ao minicurso de guerrilha. Como são pessoas que têm muito talento, fiz questão de procurá-los e dar um toque sobre o ocorrido.
Realmente coisas assim queimam o filme da galera. Eu mesma já errei horrores e vi na pele que é melhor a gente aprender com o erro dos outros. Apesar da iniciativa de montar um grupo para sair na frente dos demais alunos por força de vontade, e não disputa infantil, todos foram muito precipitados. Prospectar clientes, não é algo que se faça num estalar de dedos. Maaas eles já estão espertos e irão reverter essa má impressão!
Enfim, eis que no início da semana, um colega de classe aparece fazendo a maior zombação de "um pessoal" que deixou na loja do irmão dele, uma folha A4, xerox, com alguns dizeres como: "Oferecemos serviço de publicidade e propaganda, marketing e guerrilha. Ações impactantes, de baixo custo, blá blá blá". A lista seguia com algumas cláusulas contratuais meio confusas, valores estabelecidos, nomes dos responsáveis e a explicação de que eram alunos de tal instituição, do tal período, coisas assim. No verso, escrito à caneta bic azul, estava o telefone de contato caso o lojista se interessasse.
A tal folha foi motivo de chacota de toda a sala, sem falar nos lojistas que a receberam. O material era "mega amador" e eles não têm sequer um portfolio pra divulgar as produções. Fiquei muito triste porque alguns dos nomes, eram de amigos meus, que assistiram ao minicurso de guerrilha. Como são pessoas que têm muito talento, fiz questão de procurá-los e dar um toque sobre o ocorrido.
Realmente coisas assim queimam o filme da galera. Eu mesma já errei horrores e vi na pele que é melhor a gente aprender com o erro dos outros. Apesar da iniciativa de montar um grupo para sair na frente dos demais alunos por força de vontade, e não disputa infantil, todos foram muito precipitados. Prospectar clientes, não é algo que se faça num estalar de dedos. Maaas eles já estão espertos e irão reverter essa má impressão!
Por Caroline Farinazzo
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