sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Curso CAVE | Evolução das campanhas

Sexta-feira chegou! É o último fds antes da volta às aulas, o que significa que o blog promete!

Ontem terminamos as gravações de um material super bacana que o GF está preparando para postar no mais tardar até domingo. Por enquanto, gostaria de adiantar um post de uma campanha regional que agrada não só a mim, mas também aos meus companheiros de grupo.

O CAVE novamente acertou a mão na campanha! Segundo o próprio site do curso, a cada ano eles buscam renovar a identidade visual, homenageando alguma característica da cultura brasileira. Em 2007, a referência foi à literatura de cordel, o que resultou num trabalho fantástico! Em 2008, firmou-se nas raízes brasileiras e inspirou-se em Cartola.

Mas a propaganda de 2009 já está no ar, com uma mensagem estilosa, bem apropriada ao público alvo e uma direção de arte bastante atraente! Ao contrário de alguns cursinhos preparatórios, que normalmente anunciam de maneira frenética seus "x" aprovados, mostrando a moçada toda suja no trote, com amigos e/ou aquela família feliz de Doriana que já cansamos de ver, o CAVE apostou numa mensagem que exemplifica de maneira simples todo o conhecimento que um aluno pode além de absorver, utilizar no dia a dia.

O diferencial da campanha está justamente na redação retórica bem integrada à direção de arte - repleta de cores e recursos gráficos. Esse aspecto visual despojado está bem evidente no momento, como na nova campanha da Coca-Cola que exalta o lado positivo da vida e também, na nova abertura da Malhação.

A conta do CAVE é da agência Trópico Propaganda. Os responsáveis pelo comercial de 2009 seguem na lista abaixo:

Criação: Rômulo Veiga e Pablo Peixoto
Direção: Rômulo Veiga
Animação: Rômulo Veiga e Jorge Luiz de Almeida
Fotografia e assitência: Pedro Thompson
Áudio: Jorge Luiz de Almeida
Locução: Flórida Produções

Compare aqui a evolução das campanhas, desde 2005 até a atual e conte-nos o que você achou!

2009 - "Um mês a mais"

2008 - "Bolsão CAVE 2008" /
"Apaixonados pelo conhecimento"

2007 - "Bolsão CAVE 2007"

2006 - "De trás pra frente"

2005 - "Inscrições 2008"

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Web 2.0 | Novos Meios e Tecnologias

A cada dia que passa, novas tecnologias da informação e de comunicação (TIC) surgem para facilitar a nossa vida.


Infelizmente, muitos brasileiros acessam a internet apenas para entretenimento instantâneo (orkut, msn, youtube, etc..), se esquecendo do grande potencial que as novas tecnologias oferecem para o trabalho e também, para a busca de novos conhecimentos.

Convergências de Mídia, Buzz Marketing, Mídias Sociais, Diálogo Interativo, Mídias de Consumo Atomizados e Paralelos, esse é o universo que estamos nos preparando para enfrentar! Ficar limitado somente ao entretenimento está fora de questão. Chegou a hora (ou já passou) de ampliar seus meios de comunicação e buscar novas formas/ferramentas de se obter e publicar conteúdos produtivos, principalmente se você é um aluno na área de comunicação. Se você ainda não sabe o que é um RSS feed, Twitter, Flickr, Del.icio.us, Blog, e coisas do tipo, comece a se interar já!

Redes Sociais:
Orkut | MySpace | Twitter | Xing | Facebook
Weblogs:
Blogger | TypePad | Wordpress
Fotologs:
Flickr | Deviantart | Fotolog | Behance | Carbonmade
Compartilhamento:
Stumble It!

Faq's:
O que é WEB 2.0?
O que é RSS feed?
O que é Twitter?

Bom, caso tenha mais dúvidas, pode entrar em contato conosco ou comentar o post. Estamos aqui com total disposição para lhe ajudar.

Uma ótima Quinta-Feira para todos
:D

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Prêmio Caboré 2008 | Vencedores

Seja bem vindo ao Grupo Formular 2009!

Não poderia passar em branco pelo nosso blog umas das notícias mais importantes da propaganda brasileira em 2008: Prêmio Caboré e também a Radiografia do prestígio dos Veículos de Comunicação. Irei dividir em dois posts, aí vai o primeiro, Prêmio Caboré.

Realizado em 2008, como de costume, pelo Meio & Mensagem e no Dia Mundial da Propaganda, 04 de dezembro, o Prêmio Caboré é a premiação mais prestigiada da publicidade brasileira e elege seus vencedores através da votação dos assinantes do M&M.
A AlmapBBDO levou a coruja mais aguardada da premiação, Melhor Agência do Ano, e de quebra, a montadora Volkswagen, que é atendida pela Almap há mais de 50 anos no Brasil, levou a melhor na categoria Anunciante. – Marcelo Serpa e José Luiz Madeira devem ter comemorado muito, não?


Abaixo, a lista de todos os vencedores:

Dirigente do Ano: Dalton Pastore
Profissional de Veículo: Thaís Chede
Serviço Especializado: Sunset
Profissional de Atendimento: Marcos Quintela
Produção Publicitária: Bossa Nova
Profissional de Planejamento: Ulisses Zamboni
Profissional de Marketing: Flávia da Justa
Profissional de Criação: Sérgio Gordilho
Veículo de Mídia Impressa: Veja
Veículo de Mídia Eletrônica: Terra
Anunciante do Ano: Volkswagen
Profissional de Mídia: Gleidys Salvanha
Agência do Ano: AlmapBBDO

Edições anteriores e informações gerais sobre Prêmio Caboré, clique aqui !

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Eu Recomendo!

Voltando da vida mansa, aqui estou eu novamente,cheia de idéias fresquinhas na cabeça, e muita,mas muita vontade de encarar novas aventuras no meio publicitário,com o nosso Grupo, que tem dado o que falar!

Sim, é verdade, ainda bem(rs...)!!

Grandes ícones do meio publicitário têm nos elogiado, através de posts e pessoalmente. Marcondes, escritor e professor, até nos elogiou em nosso blog! Agências de Publicidade, radialista, e por aí vai..

Pra começar 2009, recomendo aos amantes da Publicidades e estudantes uma leitura bastante divertida e instigante:



AS IMPUBLICÁVEIS PÉROLAS DA PROPAGANDA. AGORA PUBLICADAS. Eduardo Dencker, Marcel Ares e Victor Marx. Panda Books. São Paulo, 2008. 152 págs.
Um livro que mostra o livre exercício da criação publicitária sem julgamento. Campanhas sem compromisso com o resultado, com o socialmente aceitável, com políticas das marcas ou adequação ao público-alvo. O que vale é a idéia pela idéia. E por isso mesmo, se você as imaginasse na vida real seria, no mínimo, engraçado. É a fantasia do “Já pensou se sai uma campanha assim?”. Quantas dessas idéias já foram pensadas e nunca saíram do papel nós não temos idéia. Mas certamente foram muitas! E o que você verá neste livro são alguns desses insights inusitados reunidos, que chegaram até o Desencannes.

fonte: http://www.revistapronews.com.br/edicoes/106/eu_recomendo.html


É isso aí moçada! 2009 PROMETE!!

Abraço a todos!!

CacaH

Projeto "She Says" | Mais mulheres na publicidade!

Recém chegada ao grupo \o/, comecei a pensar na relação das mulheres com a Publicidade em especial. Agora que cá estou, tenho que me virar de ponta cabeça para pesquisar ainda mais coisas bacanas e úteis para postar aqui. Refletindo sobre a aceitação da mulher no mercado de trabalho, não é difícil perceber que a Publicidade Brasileira não nos remete a quase nenhum nome feminino! Aliás, a Casa do Galo publicou recentemente um artigo sobre isso.

Maaas, Graças a Deooos, fiquei muito feliz ao descobrir um projeto mara, o "She Says"! Caraca, essa parada de que as mulheres ainda têm dificuldade para ingressar em certas áreas da PP também é internacional!!!

Lembrei de um conhecido que veio conversar certa vez comigo pelo msn, dizendo que eu NASCI para Atendimento. Disse que eu era muito bonita e faladeira, que seria fácil convencer qualquer cliente. Apesar de eu ter um pézinho lá na criação, realmente adoro Atendimento, mas achei mega nada a ver o que ele disse. MACHISMO PURO!

Enfim, o que o projeto questiona é a discrepância do número de homens e mulheres na área de criação das agências. Normalmente, o mais comum é vê-las em Atendimento, Mídia, Planejamento... Criação? Neca! Jóia Rara! Por quê será?

Talvez o She Says nos ajude não somente a descobrir o motivo, mas também a reverter esse quadro. Muito além da criação de um perfil no Facebook e no MySpace, as supergirls convidam as profissionais de renome da área a participarem dos eventos mensais que organizam, para dividir idéias, debater sobre o tema e claro, ajudar outras mulheres que desejam ser "Criativas".

Vale a pena conferir a iniciativa (inspiração pura!)


OBS.: Saca só o tiozinho dançando no salto alto!!! kkkkk

É isso aí galera! Dá até pra fazer um paralelo com o Grupo Formular! Elas valorizando a mulherada ( filma eu \o/ ) enquanto nós queremos valorizar todos os estudantes de Comunicação de JF! Beijo tchau!